A principal mudança na nova lei IUC é que o imposto deixará de ser pago no mês da matrícula do veículo mas prevê-se que esta medida entre em vigor apenas em 2026.
El Imposto Único de Circulação (IUC), conhecido popularmente como “selo do carro”, está prestes a passar por mudanças significativas conforme anunciado pelo governo. Essas novas regras fazem parte da Agenda para a Simplificação Fiscal e procuram tornar o processo de pagamento do IUC mais acessível e menos burocrático para os contribuintes.
Novas regras do IUC
A principal mudança é que o IUC deixará de ser pago no mês da matrícula do veículo. Em vez disso, a data limite para a liquidação desse imposto será até fevereiro. Isto significa que, os proprietários de veículos terão o ano todo para pagar o IUC, o que pode ajudar a evitar esquecimentos e facilitar a gestão financeira.
No caso, do IUC ser superior a 100 euros prevê-se que seja pago em duas prestações. Esta medida visa proporcionar uma maior flexibilidade aos contribuintes.
Como pagar o IUC?
Para pagar o IUC, os contribuintes devem aceder ao Portal das Finanças, onde é possível obter o documento necessário para o pagamento. O pagamento pode ser feito por MBWay, Multibanco, homebanking ou num balcão dos CTT.
No Portal das Finanças:
Qual o preço para pagar do Imposto Único de Circulação (IUC)?
O valor a pagar do Imposto Único de Circulação é calculado através da categoria do veículo, a data de matrícula, a cilindrada e o combustível/níveis de emissão de dióxido de carbono também são utilizados para o cálculo do valor a pagar.
Para mais informações consulte o código do IUC.
A nova lei do IUC estima-se que será aplicada em 2026.
Qual é a multa por não pagar o IUC?
Se tiveres ultrapassado o prazo de pagamento do Imposto Único de Circulação (IUC), estará sujeito a uma multa mínima de 25 euros. Quanto mais tempo passar, maior será o valor da multa.
Otras noticias