A declaração de IRS entregue em 2025, referente a rendimentos de 2024, começará a ser entregue a partir de 1 de abril. Contudo, antes dessa data, há vários prazos que deve cumprir para obter uma maior rentabilização do IRS. Conheça quais os principais prazos antes da entrega do IRS.
O IRS (Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares) é um dos impostos mais importantes para os contribuintes. Para obter uma maior retenção do imposto e evitar coimas, é essencial conhecer e cumprir os prazos estabelecidos pela Autoridade Tributária e Aduaneira (AT). Este artigo destaca os principais prazos para o IRS em 2025, de forma a ajudar os contribuintes a organizarem-se melhor e a maximizarem as suas deduções.
Principais prazos para o IRS
Comunicação de rendas – 31 de janeiro
Todas as rendas recebidas dos inquilinos devem ser comunicadas pelos senhorios através da Declaração Modelo 44. Esta declaração anual deve ser preenchida pelos senhorios que recebam rendimentos prediais (categoria F do IRS). Nestas rendas inserem-se os arrendamentos, subarrendamentos, cedências de uso do prédio ou parte dele.
Alteração do Agregado Familiar – Prazo 17 de fevereiro
Alterações na composição do agregado familiar, como nascimento, casamento, divórcio, mudança de residência ou falecimento, devem ser comunicadas até esta data. Sabia como atualizar ou alterar o agregado familiar através do nosso artigo.
Despesas com educação no Interior ou região Autónoma – Prazo 17 de fevereiro
Comunicar as despesas de educação dos estudantes que integram o agregado familiar pela frequência de estabelecimento de ensino situado num território do interior ou região autónoma.
Comprovativo de estabelecimento Ensino – Prazo 17 de fevereiro
Entregar o documento comprovativo da frequência em estabelecimento de ensino.
Validação das faturas – Prazo 25 de fevereiro
Todas as faturas relacionadas as despesas dedutíveis devem ser validadas no portal e-Fatura. Saiba como fazer a validação das faturas no nosso artigo.
Consulta dos Montantes Apurados – Prazo 31 de março
Posteriormente, pode consultar e verificar os montantes apurados no e-Fatura com base nas faturas que validou anteriormente.
Entrega do IRS – Prazo 30 de junho
A entrega da declaração de IRS referente aos rendimentos de 2024 inicia a 1 de abril e termina a 30 de junho. Os contribuintes com rendimentos de trabalho dependente ou pensionistas podem utilizar o IRS Automático.
No entanto, ao optar pelo IRS Automático, pode perder diversas deduções que aumentariam a sua retenção. Por isso, recomendamos que consulte um contabilista certificado para maximizar o seu reembolso. Conheça os nossos serviços de contabilidade.
Pagamento do Imposto – Prazo 31 de agosto
Para os contribuintes que entregaram a declaração dentro do prazo, esta é a data limite para receber o reembolso do imposto ou pagar o imposto adicional devido ao Estado.
Outras Notícias